sexta-feira, 20 de março de 2009

Sevandica Comentada



Banda: Coldplay
Nome do CD: Viva La Vida or Death and all His Friends
Ano de Lançamento: 2008


Bom, não tenho certeza se alguém viu, mas colocamos umas sevandicas no canto inferior esquerdo do site... é, ninguem viu... Mas sempre vão ter umas dicas lá ok!
De qualquer forma, irei inaugurar esse tipo de post (dica comentada) q será semanal (assim eu espero). Normalmente deve sair na sexta, pra q vc aproveite o fim de semana para adquirir de forma perfeitamente legal (cof... baixar cof..) o cd, livro ou filme q iremos indicar. Bom, então vamos ao que interessa.

A anos o Coldplay vem ganhando prêmios de banda alternativa, e sempre sendo taxado como segunda categoria. Pelo visto isso acabou cansando-os, q despediram o antigo produtor e contrataram Brian Eno, q também já produziu 2 cds do U2. Alias, vc, fã das antigas do U2, vai perceber relações com o estilo deles nos anos 80, justamente quando Eno os produziu.

Esse novo cd, assim como o nome (Viva la Vida or Death) é ame ou odeie. Pra quem é fã do Coldplay pelo menos será assim. Pra quem não conhecia a banda, está é uma otima oportunidade. Gravado em uma creche, uma padaria, uma loja de mágicas e uma igreja, a inovação vem de cara, logo na primeira música (Lifes in Technicolor), q é bem instrumental. Aliás, por todas as músicas o clima é bem épico mesmo, com muitos instrumentos. Bom pra se ouvir com fone de ouvido.

Logo vc percebe algumas mudanças no grupo. A guitarra está afinada mais agressivamente, e a quantidade de instrumentos em algumas músicas (Viva la Vida) é absurda. Tudo bem harmonioso. "Cemeteries of London" merece atenção pelos toques a la música cigana. Lost! tem uma batida interessante, mas vc esquece ela rapidinho ao ouvir a versão Lost+! q tem uma participação do Jay-Z, e está no cd limitado q eles lançaram (Prospects March). "Yes" é longa, mas é uma das q mais lembra o espirito da banda, bem envolvente. O mais interessante nela porém é o vocal do Chris Martin, bem abaixo da nota habitual. "42" é uma das mais Coldplay do cd, mas sem deixar de ter inovação. Com certeza poderia ser tomada como um futuro para a banda. Já "Lovers in Japan" é a mais U2 do cd, muito boa também.

Viva La Vida já é bem conhecida e não é por pouco. Uma densa linha de cordas, sinos, ecos, jogadas de voz no estilo "Bohemiam Rhapsody", do Queen, deixam ela com um tom meio pretencioso. A letra fez controvésia, levando muitos a acreditar q ele estava falando dos EUA ou da Igreja Católica. Pra outros ela fala, simbologicamente, sobre perda e transformação. Essa música alias rendeu um Grammy de "melhor música de rock" e outro de "melhor jogo de voz em dueto ou mais cantores", só pelos 30 segundos finais. Ela e "Violet Hill" tem letras poderosas de qualquer forma, e são exelentes. "Strawberry Swing" traz um riffzinho country fácil de gostar e uma harmonia muito boa também. Por fim, "Death and all his friends" fala sobre a morte (dãã) e termina chamando a primeira música novamente, o q foi uma jogada no minimo interessante. Seria uma repesentaçao do ciclo da vida e morte e tudo q está no meio. Bem ousado.

No fim, depois de presentirem o fim da banda e ainda dizerem q se sentiam perdedores, esse cd veio como um novo folego pra eles. Acabou sendo o disco mais vendido do mundo em 2008, e pegou 1# em 36 paises, incluindo Inglaterra por 4 semanas, EUA e Brasil por 2. A mudança nas letras, falando mais de problemas globais a pessoais, o arpejo e a harmonia instrumental das músicas e o toque Brian Eno ao espirito Coldplay fizeram deste o mais comentado cd de 2008. Na minha humilde opinião, apesar de ser experimental, eles podiam adotar o estilo sem pestanejar. Esse foi, com certeza, o MELHOR CD DE 2008, o q com justiça justifica sua posição como

SEVANDICA COMENTADA DA SEMANA!

Nota: 8,5 (tirei uns pontos apenas pela mecânica dupla de algumas músicas, q se perdem no meio de tanta pretenciosidade. Poderiam ser divididas, dando ao cd mais umas 3 faixas, pelo menos.)

by Quaker

2 comentários:

  1. Uau, Sevandijas tb é cultura!

    Vou aceitar a sugestão e baixar já.
    O livro da semana tb é sensacional, de onde mamãe tirou meu lindo nominho!

    ResponderExcluir
  2. Esse foi pra agradar depois de tanto malharmos as mulheres, q sao as unicas leitoras disso aqui

    ResponderExcluir

Is We!


O mundo não podia mais viver sem a gente!!!

A produção mundial de besteira anda grande e, se pessoas insanas como nós do Sevandija's Group não publicarem suas idéias, as risadas se acumularão. Por isso, a Lott's of Corp tem o prazer de financiar mais um empreendimento com responsabilidade social: Os Sevandijas. Hoje, 15 de fevereiro de 2009 começa uma história. Alguns amigos, algumas histórias imbecis, e muitas risadas que gostaríamos de compartilhar. Algumas cabeças juntas conseguem pensar besteiras que, se materializadas, seriam do tamanho do cocô de um elefante. Mas essas histórias e relatos do dia-a-dia podem se tornar uma lição de vida se houver muito, muito esforço. Tentaremos também dar boas dicas de livros, filmes, e CD's. Postem suas idéias, comentem nossos posts. E principamente, não se percam no emaranhado de idéias bizarras que encontrarão nesse espaço.
Faremos também comentários bizarros sobre notícias e eventos bizarros que acontecem por aí. Espero que gostem a ponto de participarem. Comentem, perguntem, xinguem... o importante é participar!